top of page
Mostra Itinerante de Cinema Indígena Brasileiro
Lisboa - 03 de Maio a 07 de Junho de 2013

Curadoria:
Cristina de Branco

Daniel Ribeiro Duarte

Coordenação:

Rodrigo Teodoro de Paula

 

A MOSTRA ITINERANTE DE CINEMA INDÍGENA BRASILEIRO surge a partir da percepção do imenso vazio que existe em Portugal em relação às culturas visuais indígenas latino-americanas, especificamente, às produções audiovisuais da autoria de indígenas brasileiros. Se vivemos num país histórica e culturalmente tão próximo do espaço ibero-americano, assumimos também a existência de uma desconexão aguda entre as culturas populares contemporâneas portuguesa e quase todas aquelas pertencentes a este imenso espaço. Perante a assumpção deste contexto, pensamos ser urgente criar circuitos de (re) conhecimento de um dos países mais próximos a Portugal, o Brasil, criando, assim, caminhos para uma abertura de perspectiva sobre o espaço e identidade à qual todos pertencemos, sugerindo proximidades entre a cultura portuguesa e as várias culturas ibero americanas, entre elas, as culturas indígenas brasileiras. A iniciativa do MICIB surge também perante a visita de Vincent Carelli, fundador e secretário executivo do Vídeo nas Aldeias – ONG dedicada desde 1986 ao empoderamento indígena através do meio audiovisual – aquando a realização do evento Culturas Indígenas no séc. XXI, organizado pela Casa da América Latina com o apoio da Tagus-Atlanticus Associacão Cultural, sediado entre o Museu da Electricidade, a CAL e a FNAC Chiado. Deste encontro confirmamos uma vez mais o fascínio pelo cinema de autor indígena ao perspectivá-lo seja pelo prisma etnográfico – o indígena que se apropria do meio audiovisual e que, deste modo, se faz representar, desconstruindo as representações que dele já fizeram –, seja pela sua proposta cinematográfica – o cineasta que a partir de uma cultura visual tão diversa olha, filma e produz cinema. 

Culturas Indígenas no Século XXI 

 

 

Programação:

 

 

18 de Novembro de 2012

 

(Fnac Chiado, Armazéns do Chiado, Rua do Carmo, nº 2, Lisboa)

 

14h30-16h30 – Conversa e exibição de curtas Vídeo nas Aldeias

 

Com a presença de Vincent Carelli

 

Co-organização: Casa da América Latina e Tagus Atlanticus Associação Cultural

 

 

 

 

Captura de ecrã 2026-01-29, às 12.09.13.png
Mostra Identidades Brasileiras - Música Negra Urbana
Lisboa - 16 a 20 de Janeiro de 2011

 

A Casa da América Latina de Lisboa, realiza entre os dias 16 e 20 de Janeiro, a mostra Identidades Brasileiras - Música Negra Urbana. O projecto tem como objectivo a realização de uma mostra áudio-visual sobre a música negra urbana produzida no Brasil nos últimos 40 anos. Com a influência do movimento norte-americano Black Power, a partir dos anos 60, vários artistas brasileiros negros encontraram uma forma de se expressar através de uma cultura que hoje concretiza-se em ritmos dançantes que conquistam (desde o samba-rock ao som dos bailes Funks) adeptos, inclusive no exterior. “Música para dançar” é a expressão que resume o objectivo dos seguidores da também chamada Música Preta Brasileira, que mesmo de forma divertida e interactiva, revelam valores essenciais à cultura negra, como sua constante luta por integração e igualdade social. A realização da mostra Identidades Brasileiras – Música Negra Urbana pretende apresentar à comunidade Lisboeta, uma pequena parte do imenso acervo áudio-visual que foi produzido no Brasil nos últimos anos e que documenta a trajectória desse movimento. Será também apresentada a conferência M.P.B Música Preta Brasileira - a influência da Black Music no Brasil, com a participação da jornalista e etnomusicóloga Claudia Goes e a Dj brasileira Black Josie, que realiza um workshop no Museu da Música de Lisboa e comanda o encerramento da Mostra em uma noite dançante na Casa da América Latina.
 

PROGRAMA


CASA DA AMÉRICA LATINA _ DJ Black Noise – Noite dançante, 20 Jan: 22h-24h
FNAC CHIADO _ Mostra de vídeos-documentários e Debate: M.P.B. A Música Preta Brasileira e a influência da Black Music no Brasil. Com a jornalista Claudia Goes e DJ Black Josie, 16 Jan: 17h
MUSEU DA MÚSICA _ Workshop Técnicas de manipulação de sons para performance ao vivo dias 18, 19 Jan: 14h30-17h30

© 2023. Tagus-Atlanticus Associação Cultural. Todos os direitos reservados.

bottom of page